Olá Girl!!!
O carnaval chegou e antes de sair por aí distribuindo beijos,é bom saber os riscos ou melhor as consequências do mesmo.
O que Pega?
Gripe suína - H1N1 saiu da midia mas ela continua por ai. O vírus da gripe pode ocorrer por meio de um espirro, imagine o que um beijo pode faz. Segundo os médicos, o beijo é extremamente eficaz na contaminação.
Sintomas:São bem semelhantes aos de uma gripe comum, com febre, tosse, coriza e dores de cabeça e no corpo.
Recomendações:Higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, além de evitar tocar com as mãos nos olhos, bocas e o nariz sem os devidos cuidados de limpeza.
Meningite – Ao beijar na boca de múltiplos parceiros aumenta as chances de pegar meningite meningocócica e a evolução da doença é rápida e pode ser fatal.
Sintomas:Febre, dor de cabeça fortes, vômitos, diarréia e rigidez dos músculos do pescoço, ombros e costas,moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele - são de início semelhantes a picadas de mosquitos, mas rapidamente aumentam de número e de tamanho, sendo indício de que há uma grande quantidade de bactérias circulando pelo sangue.
Recomendações:Evitar o uso de talheres e copos utilizados por outras pessoas ou mal lavados e ambientes abafados são formas de se diminuir as chances de adquirir a doença. Manter o sistema imunológico fortalecido
Mononucleose –Conhecida como “doença do beijo” ou o vírus Epstein-Barr.
Sintomas:Fadiga, dor de garganta, tosse e inchaço dos gânglios,mal-estar, dor-de-cabeça, falta de apetite, dores musculares, calafrios, náuseas, desconforto abdominal, tosse, vômitos e dores articulares,lembrando que o vírus pode ficar de 30 a 45 dias sem se manifestar no organismo e não tem cura.
Recomendações:Doenças causadas por vírus não há tratamento disponível e assim como a AIDS não tem cara,então a recomendação é só beije seu parceiro.
Herpes – Depois do contágio, não há cura e a pessoa passa a conviver com o herpes, que pode se manifestar anos mais tarde, geralmente durante fases em que estiver com a imunidade baixa. O herpes pode aparecer como um machucado na boca ou até mesmo em outras partes do corpo.
Sintomas: Manifesta-se através de pequenas bolhas localizadas principalmente na parte externa da vagina e na ponta do pênis. Essas bolhas podem arder e causam coceira intensa. Ao se coçar, a pessoa pode romper a bolha, causando uma ferida.
Recomendações: Uso de preservativo em todas as relações sexuais, vaginais, orais e anais.
Cárie - Para evitar pegar a bactéria alheia, capriche na escovação e não abra mão do fio dental diariamente, assim você fortalece a sua imunidade bucal e as bactérias não encontrarão um ambiente propício ao desenvolvimento.
Sintomas: Dor,Inflamação da gengiva
Recomendaçoes:Observe se a pessoa tem todos os dentes ou se eles estão amarelados e/ou escurecidos.
Sífilis - A sífilis pode ser transmitida pelo beijo, se a outra pessoa estiver contaminada e tiver alguma ferida na boca. A forma mais comum de contágio, no entanto, é a sexual. A doença é causada por uma bactéria chamada treponema pallidum.
Sintomas:Aparece em diferentes partes do corpo e levar até uma semana após o contágio para aparecer.
Recomendações:Como não há perspectiva de desenvolvimento de vacina, em curto prazo, a prevenção recai sobre a educação em saúde: uso regular de preservativos, diagnóstico precoce em mulheres em idade reprodutiva e parceiros, e realização do teste diagnóstico por mulheres com intenção de engravidar.
Beijos meninas e se cuidem.
A melhor prevenção é a informação. Por isso, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Use Sempre, para informar as pessoas sobre as medidas para prevenir as DST/Aids. Não podemos vacilar. É preciso, além de usar camisinha, ajudar a disseminar importantes informações sobre assunto. E você, por meio do seu blog, pode nos ajudar nesta tarefa. Podemos contribuir em sua página, com informações, vídeos e outros materiais.
ResponderExcluirPara mais informações Fernanda.scavacini@saude.gov.br