04 setembro 2011

Cuidados com os pés


Postado por By Alcione


Se durante o inverno os cuidados para a pele e cabelos foram redobrados, com os pés não poderia ser diferente. Comum nesta época do ano, o uso de botas e sapatos fechados propicia o surgimento de doenças como unha encravada, calos, joanetes e até micoses. Faltando pouco menos de um mês para o término da estação, com a elevação da temperatura, é normal que os pés fiquem mais expostos e por consequência, esses problemas mais visíveis.

A podóloga do Espaço Be – maior centro de beleza e estética da América Latina, Márcia Souza, explica como é possível prevenir e tratar essas doenças, além de manter uma conduta saudável para os pés. No inverno a transpiração torna-se mais intensa e com um “ambiente” sem ventilação a umidade aliado a falta de claridade facilita a proliferação dos fungos.

SONY DSC
SONY DSC
SONY DSC
No caso das micoses, além do uso de cremes específicos, o ideal é procurar um profissional para que ele faça a limpeza do local.   Em situações extremas quando há necessidade de extração total ou parcial da unha, também é possível realizar uma reconstrução.  “O processo é simples e consiste apenas na remoção da parte deteriorada, para maior ventilação e secagem com secador”, diz Márcia. É importante ressaltar que este serviço requer o acompanhamento de um médico dermatologista, habilitado para receitar medicamentos.

Outro problema comum que afeta os pés é a unha encravada, causada pelo corte inadequado das mesmas. Hoje em dia existem aparelhos fabricados em fibra molecular ou Órtese elastodôntica que corrigem a curvatura da unha e auxiliam no seu crescimento correto. Segundo Márcia, a aplicação da Órtese é indolor e proporciona excelentes resultados, fazendo com que a unha deformada, volte a ter um formato normal. A Órtese atua com força de tração, é uma espécie de alavanca que força a unha em sentido contrário, mudando sua curvatura.

Através das técnicas de onicoórteses, essa correção pode ser realizada, na maioria dos casos, sem a necessidade da extração parcial ou total da unha. A colocação da Órtese de Fibra de Memória Molecular - FMM pode ser considerada uma técnica simples, mas com excelentes resultados, pois o paciente pode fazer o uso do calçado diariamente, sem dor.

Para completar a lista, os calos também podem causar incomodo. Duros, sensíveis ao toque e arredondados, eles se desenvolvem nas saliências ósseas da parte de cima dos dedos, dando ao pé aspecto descuidado. “É importante que a pessoa calce sapatos confortáveis e varie o uso diário com mais de um par”. Aqueles que já possuem calos e sentem desconforto ou dores, devem procurar atendimento especializado, além de evitar a utilização de determinados medicamentos que podem  causar sérias inflamações.


Alguns cuidados que devemos tomar:

- Lave e seque  bem os pés depois do banho para prevenir o surgimento de frieiras;
- Nunca fique descalço em banheiros públicos;
- Evite o uso de sapatos apertados;
- Use meias de algodão;
- Prefira que um podólogo execute o corte de suas unhas;
- Use hidratante próprio para os pés diariamente, massageando as áreas com maior calosidade;
- Evite esmaltes, pois ressecam a lâmina (unha);
- Se a pele estiver muito seca, passe hidratante e coloque meias para dormir;
- Deixe a unha sem esmalte pelo menos uma vez por semana para evitar o ataque dos fungos;
- Se você ficou muito tempo em pé ou caminhou demais, faça uma massagem com óleo ou creme apropriado e deite com os pés mais elevados, apoiados sobre um travesseiro ou almofada;
- Caso você esteja com algum problema nos pés, consulte um podólogo.
Contato:
Podologia Espaço Be                                                            
Rua Augusto Tolle, 696 – Santana                                    
Telefone (11) 2281-0330                                                          
De terça a sábado, das 8h às 19h                            
www.espacobe.com.br
Bjs,
assinatura blog_thumb

4 comentários:

  1. Ótimas dicas!
    Beijoos!

    http://thedreamsfashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Alcione,

    Costumo deixar o link do meu blog apos deixar algum comentário, mas 15 link????

    Não sei como onde, gostaria até que me mostra-se, não sei o que pode estar acontecendo.

    Att.

    Sabrina

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita!

    Muito bacana seu blog e a matéria...adorooo esse cuidado com os pés, mas sou péssima pra cuidar sozinha e faz tempo que não faço tratamento com podólogo.
    Acho fantástico o trabalho e meus pés ficas novinhos em folha!

    Bjo e ótimo dia!

    ResponderExcluir

Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las.
(Voltaire)

Bem vindos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...